quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Para aqueles que estão sem ideias para a COPA 2014 : QR CODES E REALIDADE AUMENTADA

Minha colega Marta Gabriel mostra na IDG NOW como usar o QR CODE.
Apesar de já serem populares há bastante tempo no Japão, somente agora os QRcodes começam a ser usados mais amplamente ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Conforme a banda larga móvel se torne disponível e economicamente viável para a população, o potencial de uso dessa tecnologia é gigantesco, não apenas pelas possibilidades técnicas que permite – realidade aumentada, internet das coisas, crossmídia e rastreamento da mídia offline -, mas também por contribuir com a sustentabilidade.

QRcodes são códigos de barra bidimensionais que podem ser escaneados por um telefone celular. Esses códigos podem armazenar textos, dados de contato, SMS e também URLs, ou seja, endereços na web. Essas características já dão algumas pistas da importância dessa tecnologia:

a) qualquer pessoa com um celular com câmera e acesso à internet pode ler QRcodes (não é necessário hardware dedicado de leitura como no caso dos códigos de barra lineares);

b) a possibilidade de armazenar URLs no código transforma um QRcode impresso em um botão físico para a web, ou seja, um gateway para o mundo online. Considerando-se que a penetração de telefones celulares com câmera e acesso à internet está crescendo ao redor do planeta, em breve, virtualmente, grande parte das pessoas estará habilitada a ler esses códigos onde quer que estejam.

Hoje, no Japão, os QRcodes são bastante usados justamente porque a penetração da banda larga móvel por lá é enorme. No entanto, eles ainda são novidade no resto do mundo, inclusive Europa e Estados Unidos.

Vejam o simpático vídeo da Marta explicando o uso do QR CODES
http://www.youtube.com/watch?v=yU-Hna6Um5A#t=1m3s
Vejam também simpática americana que cria ropuas com QR CODES
http://www.youtube.com/watch?v=bZm6hUXgYnU&NR=1

bons pensamentos para criar ideias com QR CODE.
PS - Já tem um grupo com excelente ideia utilizando QR CODE

Nenhum comentário:

Postar um comentário