Por iniciativa do Prof.Cidral, a SUSTENTARE fará em JOINVILLE o primeiro WORKSHOP DE NEGÓCIOS - COPA 2014 - fora das 12 cidades sedes.
Já foram feitos WORKSHOPS semelhantes na FIA - USP (São Paulo) e na UFPR CEPPAD (Curitiba). Nos posts anteriores há detalhes interessantes de projetos já desenvolvidos por alunos de MBA dessas duas cidades.
No dia 3 de novembro próximo os alunos da SUSTENTARE deverão trazer para debater:
1) IDEIA - Propostas de negócios que podem ser implantadas pelos próprios alunos e/ou serem patrocinadas por grandes empresas;
2) CONCEITO: É o detalhamento da ideia mostrando benefícios para os usuários (turistas/torcedores) e acionistas (empresas e/ou parceiros interessadosa em investirna ideia)
3) SWOT : Uma análise dos Pontos Fortes e Fracos bem como de oportunidades e ameaças ao projeto.
4) Grupos de até 5 alunos.
Visando estimular as ideias dos alunos da SUSTENTARE, apresento as experiências que turistas/torcedores terão durante a COPA 2014:
a) Experiência pré-viagem: Reserva de pacotes turísticos para Copa em seus países de Origem. Como vender as operadores pacotes que incluam Santa Catarina/Joinville? Que passeios/ atividades podem ser oferecidas? Qual o período de permanência do turista? Como esticar essa permnanência?
Quais países são grandes emissores de turistas para COPA 2014? Como aproveitar o evidente esgotamento da capacidade hoteleira de Curitiba para atrair clientes para Joinville? Como criar alternativas de hospedagem à rede hoteleira?
b) Chegada ao Brasil: Como será o receptivo do aeroporto? Quem atende e com? Como preparar taxistas? Taxista bilíngue? Guias especializados?
c)Cadastaro mão de obra reseva: Haverá falta de pessoal qualificado em serviços: garçons, camareiras, cozinheiros (restaurantes funcionando 24 h). Como criar um cadastro de profissionais - homologados - de reserva?
d)Trajeto Aeroporto -> Hotel : Como será a sinalização? Como transformar o trajeto numa experiência única (vejam caso SAMSUNG na CORÉIA). Poderemos utilizar novas tecnologias de sinalização?
e) Experiência de hospedagem: Mais que um local para dormir e tomar o café da manhã, a rede hoteleira pode oferecer serviços adicionais? WALKING TOUR? Passeios temáticos? Experiências com atividades únicas no Sul do Brasil?
f) Experiência em roteiros: O que fazer além de ver a COPA em Curitiba? Como estimular os turistas a visitarem as termas de SC, a serra do Rio do Rastro? As famosas praias de SC? TURISMO ETNOGRÁFICO: VILAS ALEMÃS EM SC? Como estimular?
g) Compras/Souvenirs/Lembranças da Copa: Qual será o souvenir da COPA? Qual será a nossa Vuvuzela? Quais outros produtos poderão se tornar símbolos da Copa?
h)Saúde e Segurança: Turistas asiáticos e europeus temem e são preocupados com assuntos relacionados com Saúde e Segurança. Que serviços podem ser oferecidos para eliminar esses receios?
Em resumo: O QUE JOINVILLE e SC PODEM OFERECER PARA A COPA 2014.
Utilizem o blog para tirar dúvidas e vão preparando as ideias para o dia 4 de novembro.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez -> http://que-midia-e-essa.blogspot.com/
ramirogon@uol.com.br
Autor: Mídias e Negócios
Alguns alunos me escreveram para dar exemplos de como novas tecnologias podem ajudar na COPA.
ResponderExcluirVejam -> O que é QR CODE? http://bit.ly/byDEZ1
Sites que podem ser do interesse dos alunos SUSTENTARE:
ResponderExcluir1)Confira como foi a discussão sobre a Copa do Mundo 2014 na @Inovatec 2010: http://bit.ly/b4FA5x
2)Seminarios copa 2014 -> http://www.afrac.com.br/si/site/1422
3)JORNAL DE JOINVILLE -> http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3076843.xml&template=4187.dwt&edition=15709§ion=2002
4)IMPORTANTE -> PORTAL COPA 2014
http://www.copa2014.org.br/
Mais um local para participar de BATALHAS DE CONCEITOS -> http://www.labeldesafios.com.br/
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/tec/820534-salvador-e-recife-ficam-em-ultimo-lugar-em-ranking-que-avalia-3g-das-cidades-da-copa.shtml
ResponderExcluirQuer mostrar sua ideia para investidores em CURITIBA? Acesse -> http://www.c2i.org.br/
ResponderExcluirAtrações JOINVILLE
ResponderExcluirA influência alemã ainda pode ser vista nas casas estilo enxaimel, técnica de construção normalmente utilizada em locais colonizados por alemães.
mês de novembro é dedicado à Festa das Flores, a mais tradicional do sul do País e que tem como uma das atrações principais, a orquídea, com mais de 4.500 tipos em exposição . PRECISA SER EM NOVEMBRO?
forte vocação para o turismo rural e de aventura. Possui uma grande reserva de Floresta Atlântica, além de estar rodeada a leste pela Baía de Babitonga, ótima opção para passeios de barco. Há ainda campos de golfe, hípica e kartódromo, bem como locais reservados para a prática de tiro e de esportes radicais.
São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil.
O maior estádio de Santa Catarina é o Arena Joinville, com capacidade para 22,4 mil pessoas e